sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Atari 2600 - Keystone Kapers (1983)





Atari 2600 - Keystone Kapers (1983)

Estilo:
Plataforma 2D
Plataforma principal: Atari 2600 (Atari VCS)
Empresa: Activision
Programado por: Garry Kitchen

A história da Activision por si só é um dos capítulos mais importantes de toda a história dos videogames e será tema recorrente deste blog. A empresa que hoje é uma gigante global, publicando e financiando séries como Call of Duty e Guitar Hero mudou muito desde sua origem em 1979.

Não que seu passado não tenha sido de sucesso. A Activision foi fundada por quatro lendários programadores (David Crane, Larry Kaplan, Alan Miller e Bob Whitehead
) e pelo executivo Jim Levy, principalmente porque a Atari não dava o merecido crédito aos seus programadores, que mal eram reconhecidos. Tornando-se a primeira empresa independente (Third Party) a lançar jogos para os consoles, algo altamente inovador para a época, a Activision se configuraria entre as empresas de maior crescimento da história dos EUA. Clássicos imortais como River Raid, Pitfall!, Freeway, Kaboom! entre outros, causaram um fantástico impulso para o Atari 2600.

Garry Kitchen, um dos programadores que logo se juntariam à equipe, faria um grande game partindo de uma ideia bem surreal e baseada em algumas comédias mudas antigas de polícia e ladrão. Em Keystone Kapers você controla um policial chamado Keystone Kelly, vestido no estilo da Scotland Yard, que deve percorrer uma loja de variedades para capturar o assaltante Harry Hooligan, evitando que ele escape pelo terraço do estabelecimento! Obstáculos como carrinhos de compra, uma super bola voadora e aviões de brinquedo buscam atrasar o nosso policial, que de vez em quando pega um atalho no elevador ao invés de ir pelas escadas rolantes.

É um jogo clássico no estilo Arcade, onde o objetivo é fazer o maior número de pontos. De grande sacada é o mapa que fica na parte inferior da tela mostrando onde está o ladrão e o elevador. Não há final e a dificuldade vai aumentando progressivamente até ficar praticamente impossível. A Activision oferecia um emblemazinho do oficial Kelly se o jogador fizesse mais de 35.000 pontos.

Eu tinha a versão original do Colecovision que vinha com um jornal cheio de notícias como manual, muito bem elaborado. Mas apesar de ter saído em plataformas mais poderosas como o próprio Colecovision, Atari 5200 e MSX, a versão do Atari 2600 continuou sendo a melhor.

Como a maioria dos programadores do período, Kitchen fez uma coleção de grandes jogos, com destaque para a adaptação de Donkey Kong para o Atari 2600 em 1982, Pressure Cooker (1983), que é um dos meus favoritos, o conceituado Gamemaker (1985), uma das primeiras ferramentas de criação de jogos voltada ao principiante e a obra que é na minha opinião o melhor jogo dos Simpsons até hoje, o dificílimo e hilariante Bart vs. the Space Mutants (1991) que brilhou no Nintendo NES.

A Activision de hoje não é mais aquele pequeno círculo de programadores especiais, ainda mais porque os tempos são outros e a indústria dos videogames agora movimenta fortunas quase que incalculáveis. Um programa de maior porte para ser criado precisa de centenas de pessoas envolvidas. Após inclusive chegar a declarar falência, a empresa se reestrutura na década de 1990, mas seu nome ainda lembra uma época mágica onde pular um carrinho de compra e pegar o elevador na hora certa era diversão garantida.

Pros:
- O controle do policial é perfeito, se você errar a culpa é sua.
- Gráficos vibrantes (um dos melhores do antigo Atari) e um mapa que mostra o que ocorre na tela, o que poucos jogos, como Defender, tinham.
- Uma ideia um pouco incomum para um jogo e que funciona.

Contras:
- Possui a desvantagem da maioria dos jogos da época e do estilo Arcade, ou seja, chega um certo ponto que você acaba enjoando, já que é repetitivo e não tem fim, além de se tornar dificílimo.

Rating: 8/10